SEGURANÇA: BITCOIN É SEGURO? JÁ FOI HACKEADO? É VULNERÁVEL A COMPUTAÇÃO QUÂNTICA?



Segurança

Bitcoin é seguro?

A tecnologia Bitcoin - o protocolo e a criptografia - tem um registro forte de segurança e a rede Bitcoin é provavelmente o maior projeto de computação distribuida do mundo. A vulnerabilidade mais comum do Bitcoin é o erro do usuário. Os arquivos de carteira de Bitcoin que guardam as chaves privadas necessárias, podem ser apagadas, roubadas ou perdidas. Isto é bem parecido com dinheiro tradicional mantido em formato digital. Fortunadamente, os usuários podem utilizar boas práticas de segurança para proteger seu dinheiro ou utilizar provedores de serviço que oferecem bons níveis de seguro contra perda e roubo.

O Bitcoin já foi "hackeado" no passado?


As regras do protocolo e da criptografia usadas pelo Bitcoin ainda estão funcionando anos após a sua criação, o que é uma boa indicação de que o conceito é bem desenhado. No entanto, falhas de segurança foram encontradas e corrigidas ao longo do tempo em várias implementações de software. Como qualquer outra forma de software, a segurança de software Bitcoin depende da velocidade com que os problemas são encontrados e corrigidos. Quanto mais essas falhas são descobertas, mais o software Bitcoin ganha em maturidade.
Muitas vezes há equívocos sobre roubos e violações de segurança que aconteceram em diversos intercâmbios e negócios. Embora esses eventos sejam infelizes, nenhum deles envolvem o próprio Bitcoin ser hackeado, nem implica falhas inerentes em Bitcoin, apenas como um assalto a banco não significa que o real esteja comprometido. No entanto, é preciso dizer que um conjunto completo de boas práticas e soluções de segurança intuitivas é necessário para dar aos usuários uma melhor proteção do seu dinheiro, e para reduzir o risco geral de roubo e perda. Ao longo dos últimos anos, esses recursos de segurança desenvolveram rapidamente, como criptografia de carteira, carteiras offline, carteiras de hardware e transações multi-assinatura.

Usuários poderiam conspirar contra o Bitcoin?



Não é possível alterar o protocolo Bitcoin facilmente. Qualquer cliente Bitcoin que não está de acordo com as mesmas regras não podem aplicar suas próprias regras sobre outros usuários. De acordo com a especificação atual, os gastos duplicados não são possíveis na mesma cadeia de blocos, e nem o gasto de bitcoins sem uma assinatura válida. Portanto, não é possível gerar quantidades descontroladas de bitcoins repentinamente, gastar fundos de outros usuários, corromper a rede, ou qualquer coisa similar.
No entanto, a maioria dos mineiros poderia escolher arbitrariamente bloquear ou reverter transações recentes. A maioria dos usuários também pode exercer pressão para algumas mudanças a serem adotadas. Porque Bitcoin só funciona corretamente com um consenso total entre todos os usuários, a mudança do protocolo pode ser muito difícil e requer uma maioria esmagadora de usuários a adotar as mudanças de tal forma que os usuários restantes têm quase nenhuma escolha a não ser seguir. Como regra geral, é difícil imaginar por que qualquer usuário Bitcoin poderia optar por adotar qualquer alteração que possa comprometer o seu próprio dinheiro.

Bitcoin é vulnerável à computação quântica?


Sim, a maioria dos sistemas que dependem de criptografia em geral são, inclusive sistemas bancários tradicionais. No entanto, os computadores quânticos ainda não existem e, provavelmente, não vai por um tempo. No caso em que a computação quântica poderia ser uma ameaça iminente para Bitcoin, o protocolo pode ser atualizado para usar algoritmos pós-quânticos. Dada a importância que esta atualização teria, pode-se esperar com segurança que seria altamente revisado por desenvolvedores e adotada por todos os usuários do Bitcoin.

FONTE: https://bitcoin.org/pt_BR/faq

1 comentários: